Há poucos meses, o Barcelona viveu uma crise esportiva e institucional: a derrota para a Real Sociedad no Anoeta teve enorme repercussão. Houve uma discussão entre Luis Enrique e Messi (confirmada pelos outros jogadores e até pelo próprio Messi) e o trabalho de pouco mais de 6 meses do treinador começou a ser bastante contestado. A decisão de optar por deixar Messi e Neymar no banco num campo onde o Barça não vence desde 2007, no fim das contas, foi tão certa quanto errada.
Vamos lembrar: depois dessa derrota, Zubizarreta foi demitido, Puyol (que era assistente de Zubi) pediu demissão, os boatos sobre a saída de Messi ganharam força, Leo faltou um treinamento, começou a seguir o perfil do Chelsea no Instagram (não que isso seja relevante, mas vamos combinar que ele sabia o furor que causaria)... e a temporada parecia perdida. Mas, desde então, tudo começou a funcionar.
O trio MSN engrenou (depois desse jogo, Messi marcou 30 gols, Suárez 21 e Neymar 23); Piqué, Daniel Alves e Busquets recuperaram a forma e Luis Enrique recuperou o vestiário. O grupo está muito unido e a catástrofe do dia 4 de janeiro rendeu 28 vitórias em 31 jogos (2 derrotas - Málaga e Bayern e 1 empate - Sevilla). A temporada que em janeiro parecia perdida pode terminar no dia 6 de junho com o triplete.
Agora, um questionamento interessante: o Barça teria chegado a todas as finais que poderia se não fosse essa derrota?
Em tempo: obrigado, Jordi Alba.
(Pra quem não entendeu..)
Nenhum comentário:
Postar um comentário