Todos nós estamos cansados de ouvir/ler aquela famosa frase: "craque o Barcelona faz em casa". E os catalães demonstraram isso da melhor forma possível: venceram 14 títulos nos 4 melhores da história do clube, sendo a imensa maioria dos jogadores (e até o treinador) formados nas categorias de base do próprio Barcelona.
Os 4 anos se passaram e o Barça, desde 2012, já deu inúmeros sinais de que clama por uma renovação em seu elenco. Os ciclos de Valdés e Puyol já estão oficialmente encerrados, a grande fase de Pedro já passou, Xavi vive uma derrocada (física e técnica)... e agora, depois de uma temporada pífia e sem títulos (Supercopa não satisfaz o atual nível de exigência do clube), o tal 'fim de ciclo' parece que, finalmente, virou uma realidade para os barcelonistas.
Aproveitando o 'embalo' deste fim de ciclo (que implica no começo de outro), apresentarei, neste post, alguns nomes que vocês deverão ouvir muito no futuro. Conheçam, em um formato 4-3-3, as maiores promessas de La Masia:
ONDOA
Goleiro, camaronês, 18 anos, levado ao Barça pela fundação de Eto'o. Atua pelo Juvenil A e foi um dos grandes nomes da conquista (de forma invicta) da UEFA Youth League — a Champions League sub-19 — pela sua categoria. Mede 1,85m, tem muita força física, vai bem pelo alto e tem um bom jogo com os pés, tanto com a direita como com a esquerda. Precisa melhorar no 'mano a mano', mas se trata de um jovem com muito potencial e vontade de aprender.
GODSWILL
Lateral-direito, camaronês, 18 anos, também proveniente da fundação de Eto'o. Assim como o seu compatriota Ondoa, Godswill também atua pelo Juvenil A e também foi um dos grandes destaques da conquista da Youth League. O lateral disputou todas as 10 partidas da competição e marcou 4 gols (um número excelente para um defensor). Também tem uma grande força física (mede 1,80m, é forte e rápido), disciplinado taticamente e só se aventura ao ataque quando percebe que há uma ótima oportunidade.
XAVI QUINTILLÀ
Espanhol, 17 anos. É um dos defensores mais promissores de La Masia. Atua como zagueiro e lateral-esquerdo (lembrando um pouco a Abidal). Sua evolução foi mais rápida que as dos demais: com apenas 17 anos, muito provavelmente deve fazer parte do Barça B na próxima temporada. Canhoto e polivalente (também já atuou no meio-campo), Xavi tem muita técnica, visão e inteligência (que lhe permite adiantar-se às ações dos adversários). Precisa melhorar o jogo aéreo (mede 1,79m) e levar mais perigo ao ataque quando atua pelas laterais, mas com tão pouca idade e muita vontade, certamente ele aprenderá.
RODRI TARÍN
Zagueiro, espanhol, 17 anos. Um zagueiro de muito potencial que se destaca pela sua forte marcação, sua "agressividade" e seu poderoso jogo aéreo (mede 1,84m). Seus maiores referentes são Piqué e Sergio Ramos (e ele lembra, em muitos aspéctos, o zagueiro madridista).
GRIMALDO
Lateral-esquerdo, espanhol, 18 anos. Dizem em Barcelona que é o melhor lateral-esquerdo que já passou por La Masia.
Com apenas 15 anos(!), Grimaldo estreou com o time principal, tornando-se o terceiro estreante mais jovem da história do Barcelona. E a velocidade que vimos em sua evolução também existe em campo: é um EXCELENTE apoiador; chega muito bem ao ataque, é muito veloz e dá bons cruzamentos.. mas apresenta algumas carências na defesa (que são minimizadas pelo seu grande poder ofensivo). Lembra bastante o atual dono da nossa lateral-esquerda, Jordi Alba.
SAMPER
Volante, espanhol, 19 anos. É, sem dúvida alguma, um dos maiores nomes desta cantera... e não apenas na sua posição. Chegou cedo ao Barça B e a iminente saída de Song já o coloca no time principal da próxima temporada, pois mesmo com tão pouca idade, Samper já atua como um veterano. Excelente trabalho com a bola (um dos maiores representantes do nosso estilo no Barça B), bom posicionamento e uma excelente visão de jogo (orienta seus companheiros e dá ótimos lançamentos de longa distância). Alguns jornalistas o chamam de 'Pirlo da cantera'...
KAPTOUM
Camaronês, 17 anos e também veio da fundação de Eto'o. Kaptoum, assim como Ondoa, Godswill, Quintillà e Rodri, também fez parte da sensacional campanha do Juvenil A na Youth League, disputando 9 partidas e marcando 1 gol. Dizem na Catalunha que o nome dele foi um dos primeiros a serem mencionados por Tata Martino quando chegou ao Barcelona (perguntando sobre a base), e seu futebol justifica: é um excelente orquestrador, tem ótima técnica e sabe cadenciar as partidas. Executa o estilo com perfeição, podendo se tornar um grande substituto de Xavi a longo prazo... só precisa ser mais intenso defensivamente.
RAFINHA
Rafinha Alcântara, 21 anos, ainda é uma promessa (diferente de seu irmão, Thiago, que já se consolidou no Bayern de Pep Guardiola)... mas tem um enorme potencial. A temporada no Celta (para onde foi emprestado) o fez muito bem: lá ele ganharia muita experiência, precisaria ser um dos 'caras' do time... e foi. Nos jogos em Vigo, Rafinha já ouviu, por muitas vezes, o clamor da torcida pedindo para que ele seguisse no clube: "RAFINHA, QUEDATE!".., mas o seu retorno ao Barça está 99% certo. Polivalente (no 4-3-3 de Luis Enrique, já atuou como meio-campista armador, atacante e até como falso 9), joga em todo o ataque e tem uma boa presença de área, além de muita técnica. Teria sido bem útil nessa temporada...
ADAMA
Adama Traoré, 18 anos, é apontado como uma das maiores promessas de toda a cantera. Conhecido como 'La Fletxa', Adama é MUITO veloz, tem uma enorme força física (assustadora para um garoto de apenas 18 anos), atua pelas pontas e é bem incisivo. Junto a Munir El Haddadi (com quem tem um excelente entrosamento) foi um dos 2 maiores destaques do Juvenil A na Youth League: disputou 5 partidas, marcou 2 gols e deu 3 assistências. Para conhecê-lo melhor, assistam a esse vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=8QueaGS67dA
MUNIR EL HADDADI
Munir El Haddadi, conhecido por sua excelente presença de área e seus golaços, tem 18 anos e foi o maior responsável pela conquista da Youth League, com ótimos números: 11 gols e 5 assistências em 10 jogos. Está sendo utilizado por Eusébio no Barça B, e em 2 jogos já tem 2 gols e 1 assistência. Os dois gols foram marcados pouco tempo depois que entrou em campo (começou as duas partidas no banco), sendo um deles um golaço, que deu a vitória (de virada) ao Barça B... e a assistência para o gol de Espinosa abriu o placar para o time na outra partida. Ou seja: além talento, o garoto tem estrela.
Um vídeo dele:
http://www.youtube.com/watch?v=h7MPRb6Fk_0
DEULOFEU
Depois de Bojan (rs), é a maior promessa de nossa cantera. Deulo tem 20 anos e está emprestado ao Everton (mas o seu retorno ainda não é tão certo quanto o de Rafinha). Uma de suas principais características é a velocidade: Roberto Martínez, técnico dos Toffees, já chegou a afirmar que pouquíssimas vezes pôde ver um jogador tão rápido com a bola. Se sai muito bem no mano a mano, tem um grande repertório de dribles... mas precisa melhorar no jogo coletivo (nem preciso dizer o quão importante é esse aspecto para um jogador do Barcelona) e amadurecer mentalmente (é um pouco teimoso, as vezes desobedece às orientações do treinador e quase sempre se mostra bastante insatisfeito quando é substituído). Mantendo os pés no chão e trabalhando suas carências, não faltaria nada a Deulo para que se tornasse um jogador world class.
Faltou Falar do Dongou Tsufaki
ResponderExcluir